18 agosto 2009

Será falta de sensibilidade ! Ou algo mais ?



Ao passarmos na Rua do Cubo, passamos em por cima de uma ponte que foi muito mal tratada, poderá-se não saber concretamente a sua idade, mas ao menos que fosse respeitado as inscrições que nela contém. Quando o seu restauro era executado por uma das paredes laterais ter caído eu próprio inquiri a nossa junta de freguesia , porque são pessoas com alguma sensibilidade e conhecimento nesta matéria, que aquelas obras não eram adequadas naquele monumento histórico "Ponte do Cubo"porque estavam a colocar uma grade de ferro onde ela anteriormente não existia. Mas a resposta que me foi dada é que era obra da câmara, enganei-me quanto á sensibilidade das pessoas que deveriam fazer algo mais.

Na inscrição poderá ler-se "FEITA EM 1760 RECONSTRUÍDA EM 1944.... Serão verdade estas datas, mas que elas lá estão, estão.

Logo mais haverá mais alguns marcos históricos que caíram no esquecimento.

2 comentários:

  1. Devemos todos ficar agradecidos pelas observações atentas que nos vai brindando. È simpático da sua parte.

    Nota: "Rua do Cubo". A toponímia aprovada pela Assembleia de Fregueisa foi esta. Seria bom, e de elementar justiça solicitar rectificação para "RUA DO CUVO". O verdadeiro e único nome é este.

    ResponderEliminar
  2. Começo por aplaudir o anterior comentador.
    Depois, para dizer que esta ponte me faz lembrar outra, próxima da terreiro em frente da Capela de S. Sebastião tão visitado no domingo, que era uma ponte (julgo que) romana, e que foi vandalizada (é o termo!) há uma meia dúzia de anos, ou nem tanto (vou ver e fazer um "post"), tendo sido substituída por uma "coisa" com uns varões e pedras ancestrais atiradas para o leito da ribeira. Lembro-me que no começo do mandato de 2005-09 falei com o vereador do pelouro da cultura e combinámos uma visita ao local que nunca se fez (ou que se teria feito sem mim...).
    Se estivermos todos atentos e intervenientes, muito "crime" se evitará e muito património se preservará. Mas não podem ser só um ou dois "maduros" (ou marretas)...

    ResponderEliminar