18 agosto 2009

Para registo... fotográfico



Pedaço de azulejo da Capela de S. Sebastião




Pedr(inh)a de
S. Sebastião

12 comentários:

  1. O Sr. é um ilustre conterrâneo,(diga-nos lá:
    - do Zambujal; Zambujalês; Zambujalarês; Zambujalense;...

    O que lhe parece?

    ResponderEliminar
  2. - Zambujarês?

    ResponderEliminar
  3. Nunca se me pôs a questão, talvez porque a tenho resolvida pela utilização da forma fácil: do Zambujal. Não sei se haverá alguma mais correcta que as outras. A ter de escolhar uma, e sem critério além do gosto pessoal, escolheria zambujalense.
    Quanto à "senhoria" e a ser ilustre... recuso a "ilustração", senhores e ilustres somos todos...

    ResponderEliminar
  4. Foi pena que não tivesse sido preservado todo esse material arqueológico enquanto foi tempo agora praticamente não existe e o pouco que existe encontra-se disperso.

    ResponderEliminar
  5. Pelo meu lado, as poucas pedrinhas que tenho e o pedacinho de azulejo, estou disposto a cedê-los (menos uma pedrinha de estimação, encontrada por mim...) a entidade idónea...

    ResponderEliminar
  6. Estive à pouco tempo a fazer um trabalho para a Faculdade e com dois colegas entramos na igreja, e encontrámos bastantes pedacinhos de azulejo idênticos e mais pequenos ao da imagem, o chão do cruzeiro ainda está intacto por baixo dos destroços assim como os frescos na parte superior da arcada e naquilo que nos pareceu uma capela lateral.À uns tempos poderia ter sido feito mais.... Mas ainda vão a tempo de recuperar algo!!!! Espero que sejam breves!!!

    ResponderEliminar
  7. Parabens Ana Oliveira . Conta conosco para os teus trabalhos que muitos desconheciam e agora admiram. Mas ... como isto tem sempre um mas, que fez esta Junta de Freguesia para valorizar o teu trabalho? Abrir e ir de Férias...
    O Presidente e o Secretário que nunca está presente a não ser no dia de receber...
    E Porque nunca se convidaram outros como o Manuel Catroxo a expor ( do qual sou primo por afinidade ) e o mesmo vai expor à Batalha - minha terra de naturalidade e onde é considerado um emigrante de sucesso a nível de Cultura e propagração da Cultura Portuguesa ?
    Fica um reparo talvez considerado politico , mas considerado por mim como falta de apoio à cultura e aos artistas da nossa terra. Virgilio Borges

    ResponderEliminar
  8. Em resposta a Virgílio Borges, eu tive de pedir a casa da Cultura da Atouguia para expor, ninguém me fez convite e para além de responsável da casa também fiquei responsável pela divulgação da mesma. Peço desculpa se falhei convites, mas a distribuição dos mesmos e de cartazes fez-se na minha ultima semana de avaliações. Lamento que o convite não tenha chegado a todos!

    ResponderEliminar
  9. Sr Professor Sérgio Ribeiro, de que cor são as pedras?

    ResponderEliminar
  10. Sr Candidato, professor Virgílio Borges, diga-nos se faz favor se é do Zambujal ou se o Sr é da Batalha? Os que moram aqui como se chamam afinal Sr professor.?

    ResponderEliminar
  11. Ana Oliveira - vou hoje visitar a exposição. Parabéns antecipados pelos esforços e realização, que espero reiterar com o que vir. Saudações "à Somda Tinta". Em que Faculdade está?
    Aos anónimos que me perguntam, respondo que a côr do azulejo é azul tal como reproduzido e que não sei qual o nome correcto para os nascidos e habitantes no Zambujal. Eu sou das economias e não das filologias...

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. É com prazer que o receberei na Casa da Cultura de Atouguia. Acabei agora o Curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, mas pretendo continuar o Mestrado lá, uma vez que considero ter professores muito bons no campo das Teorias da Arte.

    ResponderEliminar