Ao passar na Rua de S.Bartolomeu orago da nossa Paróquia deparei com uma inscrição numa pedra e que no cimo tinha uma cruz, inscrição essa que é uma data que está quase com 112 anos e perguntei a alguém se me sabia dizer qual o significado . A resposta foi aquilo que já ouvia falar aos seus antepassados, que era um Nicho (Oratório) por onde passava a procissão na altura das festas religiosas e pensei cá para mim como Nicho está tão mal tratado, mas não é só aquele, o da Atouguia, Fontaínhas da Serra... em alguns lugares não porque há alguém que os zela.
Eu neste momento faço algumas sugestões:
- Se a manutenção desses locais é da paróquia, deve pois tomar previdências nesse sentido e se for da autarquia deverá também fazê-lo,visto que até tem um funcionário a tempo inteiro e vinte e dois dias úteis por mês de trabalho dá para fazer muita coisa e ao fim do ano mais dá.
Não esqueçam de no primeiro Domingo de Setembro as festas da paróquia e quando forem na procissão se lembrarem, olhem...
Foto 1-Oratório (21-8-1897)
Foto 2-Capela antiga da Atouguia
Esta descoberta, ou pela menos a notícia é relevante. Estes sinais são de louvar. Bem haja.
ResponderEliminarQual a razão do orago a S. Bartolomeu? Quem se atreve?
ResponderEliminarO Padre Dr. Ventura, ficará para sempre ligado à destruição da antiga Igreja da Atouguia.
ResponderEliminarDeixou uma obra de regime, tão ao seu geito.
Para mim é um crime destruir património! E apenas soube da existência desta igreja à poucos anos! Agora está lá aquele edifício frio e sem história! Pelo que conheço de fotografias desta igreja, acho que deveria ter pontos em comum com a de S. Sebastião, pois a estrutura arquitectónica que se observa na de S. Sebastião dá-nos ideia de um estilo de início do Barroco, e esta pelo exterior também parece conter essa linguagem Barroca... É uma pena que a tenham destruído!
ResponderEliminar