11 setembro 2009

Fui visitar o cemitério do Zambujal

Tal como dito em comentário no anterior "post", costumamos - não com a regularidade desejada - fazer caminhadas. A de hoje foi até ao cemitério do Zambujal. Para ver como está.
Passámos por caminhos conhecidos da "luta dos fornos do carvão" (que bela luta!... como hoje se respira melhor e como aquele poço a meio do percurso parece outro...), agora com alcatrão fresco e posto à pressa, e subimos até onde está o novo cemitério, com a placa da inauguração. O sítio é belo, os Castelos e a igreja da Atouguia nos horizontes, o espaço do cemitério limpinho como novo... e vazio. À volta, lixo, o que parece ter sido varrido para debaixo do tapete.
Recolhi-me ali um pouco. Vivendo intensamente memórias.
Logo que acalme esta lufa-lufa de inaugurações e eleições, quero saber, junto de quem for, que se pensa fazer daquele espaço. Apenas esperar que haja quem acabe os seus dias e vá ocupar uns covais, ou indagar se há quem possa e queira transferir restos mortais de entes queridos para ali, para aquele sítio por onde não tiveram forças para esperar, mas que seria o seu? Por mim, com os meus pais no cemitério da Atouguia, serei dos primeiros a fazer algo para que para o cemitério do Zambujal se transladem as suas ossadas.

2 comentários:

  1. São inaugurações em tempo de campanha eleitoral é no que dá......

    ResponderEliminar
  2. No dia da bençao do cemitério era uma boa altura para dizerem onde ficava a chave do cemitério, porque depois do dia de finados foram encontradas velas e flores ao pe do portão. Será que temos que levar uma escada!

    ResponderEliminar