05 outubro 2009

A escola do Zambujal

Eu, a quem a idade avançada permite recordar a inauguração do posto - onde cheguei a ajudar a professora-regente escolar -, com o Chiquito Santo Amaro, de bata branca, a içar a bandeira (hei-de publicar esta foto), sente uma enorme tristeza, e mais vontade de lutar!, quando o acaso me coloca perante fotografias como estas, de 2004, no final do ano.
Para mais, sabendo que a escola do Zambujal fechou o ano lectivo passado por culpa do então sr. presidente da Câmara porque da DREL-ME havia condições para continuar aberta.
E, já agora, não é lamentável (ia escrever... um crime) aquelas instalações e equipamento estarem assim?, fechadas, abandonadas, sem uso?

5 comentários:

  1. Dr.Sérgio, concordo com a sua opinião,porque provavelmente o zambujal nunca mais irá ter escola primária, Zambujal e Vale da Pêrra foi o que sucedeu com o Escandarão e Pinhel caiu as lutas dos nossos antepassados e acabará por cair também os edifícios.

    ResponderEliminar
  2. E, ao olhar para as fotos que publica, em especial a segunda, ainda me dá mais tristeza aquela escola ter sido fechada, por saber que foram feitas obras de adaptação naquela escola pensando na pessoa ali apresentada, que, contra muitas ideias, conseguiu tirar o seu curso e tem todas as condições para dar aulas, sendo depois enviada para outra onde as acessibilidades não são tão favoráveis.
    Coisas deste concelho, onde o quero... posso... e mando foi e é máxima nas decisões.
    Mas sou dos que pensam que vai mudar...

    ResponderEliminar
  3. Abri neste momento pela primeira vez , este site que desconhecia.
    Que desagradavel surpresa saber que a Linda escola do nosso Zambujal tinha fechado.
    Falta de crianças ? Concerteza que não deve ser as ideias de falsas economias. " èconomies de bout de chandelle " como se diria noutra terra .E para onde vão as nossas crianças ? Quando me lembro da nossa escola velhinha cheia de Buracos onde perdia-mos os lapíz e as borrachas.e là fizemos a 4º classe e muito felizes. Agora com uma bela costrução , Fecham as portas . Custa mesmo acreditar numa coisa destas.Que desilusão , eu achava que o Zambujal estava mais moderno,mas uma escola fecha, é quase uma sentença de morte.
    Aqui vai o desabafo duma menina de 56 anos mas que não esquece o seu Zambujal que deixou à 41.

    Um abraço para todos os conterraneos.
    Amélia pereira

    ResponderEliminar
  4. Pois é verdade D. Amélia.
    Foram as teorias de economias e das poupanças que a fecharam, mas continuo a acreditar que com os tempos de mudança que vão acontecendo na nossa terra (digo nossa porque somos da mesma freguesia), irão fazer com que aquele espaço volte a ter o movimento que merece, ainda que não seja como escola, mas eventualmente como espaço de recreio e cultura nem que seja para recordar esses tempos passados por muitos que deixaram esta terra mas que nunca a esquecem.
    Bem haja pela sua contribuição neste espaço que pretendemos aberto a todos estejam eles onde estiverem.
    Um grande abraço
    Joaquim Pereira

    ResponderEliminar
  5. Cristina S17/10/09 13:05

    Que saudades da "minha" escolinha!
    E o povo é quem "paga" e quem perde por essas teorias básicas de poupança!
    E o povo é quem sofre as consequencias desses senhores que querem,podem e mandam!
    Devo dizer antes: QUERIAM , PODIAM E MANDAVAM!!!
    Concordo plenamente Joaquim!!!
    As consequencias de senhores presidentes...
    É um CRIME sim que aquelas instalações estejam fechadas, abandonadas e sem uso... mas podemos mudar isso, não é?! Claro que sim.
    Não podemos deixar de lutar D.Sergio!
    Acredito que juntos podemos dar nova vida á nossa escola do Zambujal!
    Juntos podemos e vamos conseguir!
    Não vivendo no Zambujal, esta é sempre a minha terrinha e Atouguia a minha freguesia.
    Voltarei.
    Cristina Santos

    ResponderEliminar