07 agosto 2011

Herbário da Nossa Terra - Foeniculum vulgare, L.

fotografia no Talho do Junco em Pinhel

fotografia do  pormenor da flor, Talho do Junco em Pinhel
Esta planta é conhecida pela generalidadedas pessoas principalmente por ser bastante frequente na nossa freguesia, mas também pelas utilizações que tem. É originária da zona mediterrânica de onde se expandiu para o resto da Europa, estando presente em clareiras, beiras de caminhos, perto de povoações e até mesmo perto do mar.

No que toca ao seu aroma paladar, é inevitável a semelhança com o anis. No entanto, existem diversas variedades de funcho, desde as mais doces às mais amargas, havendo ainda o aneto, largamente confundido com o funcho apesar de ser uma espécie distinta.

Morfologicamente, pode-se caracterizar o funcho como uma grande umbelífera (designação que é devida à forma que as suas flores assumem) que pode atingir alturas acima de 2metros em muitos casos. Possui folhas largas, compridas e moles, e sementes fusiformes que geralmente aparecem no Verão e que possuem um cheiro muito intenso.
Medicinalmente, podem-se utilizar as suas folhas, raíz, e principalmente as sementes devido a um composto, o anetol, que aí existe em maior quantidade. Possui propriedades digestivas, antiespasmódicas, expectorante, aperitivo, diurético, galactogo e carminativo. Em infusão, encontrei algumas infirmações que referem a raíz como sendo bom para o alívio de cólicas e diarreias, e as folhas no tratamento de bronquites.
Segundo algumas referências, o seu uso na alimentação já foi mais comum do que é hoje em dia, tendo sido usado em cozinhados com feijão e grão por exemplo. Hoje em dia o seu papel na alimentação não é tão relevante, sendo que na maior parte dos casos já só é usado para aromatizar castanhas, azeitonas e alguns pratos de peixe.

Sem comentários:

Enviar um comentário