07 agosto 2011

Gente da nossa terra

No Domingo passado partilhei no nosso herbário o Louro.
Estava um pouco esperançosa que os nossos leitores partilhassem o nome de pessoas ilustres da nossa freguesia.
Como tal não aconteceu, venho hoje homenagear um senhor da Atouguia, a quem sempre achei piada, até porque tem algumas semelhanças com o meu avô. Trata-se do Sr. Agostinho.
Há quem lhe chame Santo Agostinho da Atouguia. Santo ou não, foi pastor, foi acólito, trabalhou da terra até poder, e nas ultimas festas da Atouguia, fez questão de pousar para a fotografia, pois já que a menina fotografava os andores, também Agostinho era merecedor de atenção.
Elegante, mas pouco falador, o seu pezinho sempre no ritmo da música, deixava claro que, em tempos longínquos, fora um grande dançarino...


6 comentários:

  1. José Lopes7/8/11 22:04

    Grande Ti-Agostinho.......... Foi ele que me deu um apito de cana, e quem sempre carinhosamente me chamou Zé Manel...... Foi e continua a ser um grande benemérito da nossa comunidade paroquial, já que em muitos dos domingos presenteia-nos com a sua companhia. Um Senhor.

    ResponderEliminar
  2. Ainda me recordo quando ele pastoreava o seu rebanho de ovelhas pelos Vales(da Alvega)e quando participava na missa diária na igreja paroquial de Atouguia, ali nos bancos dianteiros com a minha avó, muita saúde ao TI-Agostinho Marujo.

    ResponderEliminar
  3. do outro lado do atlântico, encontro um blog da 'terrinha'.

    abraço,
    j

    ResponderEliminar
  4. http://sub--real.blogspot.com/2011/07/subreal.html

    j

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/8/11 23:54

    O Ti Agostinho, alem de apitos de cana ainda me fez uma flauta de cana. Outro ensinamento que me deixou foi como apanhar as pintassilgas milheirinhas e verdelhões com varetas de chapéu e cavaletes de moita. Ele sempre foi amigo das crianças e eu agora com 34 anos recordo esses tempos.

    ResponderEliminar
  6. "...Eh Nina..." Era assim que o cumprimento. Muita saúde!

    ResponderEliminar