21 agosto 2011

Herbário da Nossa Terra - Buganvílias

Desde que deixei Lisboa, o que me tem marcado mais em termo de saudades, são as cores e cheiros das plantas que, apesar de ser cidade, por lá existem e cá não. No caminho que fazia para a faculdade, era raro não passar por um restaurante em frente à Marinha, cuja fachada estava completamente adornada por esta planta magnifica que nos atrai devido às cores sublimes que das suas espécies. Desde a fúchia, ao roxo, ao laranja e mesmo as branquinhas que parecem véus suspensos nas varandas em S. Bento.
Talvez esta saudade me faça olhar mais para o meio ao qual voltei. Pela a Atouguia "a cima" são imensas as flores que se vêm nos jardins e mesmo quintais. Poderia escolher qualquer uma, mas a escolha recaiu para a buganvília que, quase posso dizer, me viu crescer. Fica aqui em Pinhel, e acredito que imensa gente passa por ela diariamente, sem sempre notar a sua beleza.
Apesar de não ser uma planta de origem mediterrânea, ela dá-se muito bem no nosso clima. Trata-se de uma trepadeira já muito comum em território nacional, sendo a cor roxo mais predominante. As folhas coloridas são agrupadas em 3 e em forma de coração, protegendo a verdadeira flor que emerge no topo de um pequeno tubo, sendo a sua cor amarela ou branca.


Sem comentários:

Enviar um comentário