24 julho 2011

Herbário da Nossa Terra - Rubus ulmifolius

Foto tirada na Rua da Escola em Pinhel
Elas estão mesmo aí! A foto é de ontem e posso garantir que as pretinhas já estavam bem docinhas.
Nascem de uma planta designada como Rubus ulmifolius, vulgarmente chamada silva. As plantas crescem até 3 metros tornando-se cada vez mais numa praga que ocupa os terrenos que vão sendo abandonados pela nossa freguesia. Os frutos são usados para a composição de sobremesas, compotas e, por vezes, vinho.
A amoreira-silvestre é composta por longos caules curvos, com espinhos curtos, levemente encurvados e aguçados. Quando os caules tocam no chão ganham frequentemente raízes laterais, dando origem a um novo pé de silva, tornando-se uma espécie invasora persistente, colonizando vastas áreas por longos períodos. Tolera facilmente solos pobres, sendo uma das primeiras plantas a colonizar baldios e terrenos de construção abandonados.
As flores brancas ou rosadas, florescem de Maio, dando, após a frutificação, as amoras de uma cor vermelha e, depois, negra. É a partir de agora que pode começar a apanhar as amoras. Se quiser, partilhe connosco as suas iguarias com este fruto silvestre, que eu, pessoalmente, adoro!

5 comentários:

  1. E como eu gosto de amoras!
    Também tirei fotos com amoras no Castelo! :-))

    ResponderEliminar
  2. muito provavelmente é o Rubus ulmifolius, que é o mais comum, mas eles ainda são alguns e não são fáceis

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pelo reparo =) assim é que eu gosto!

    ResponderEliminar
  4. de nada, fiz mais alguns nos posts mais antigos...

    ResponderEliminar
  5. Uma vez mais, agradeço o reparo, e como havia dito antes, o Sr. Anónino ;) bem como todos os leitores, são convidados a participar neste blogue... fico muito grata e feliz com tal partilha. Se quiserem partilhar outras coisas da freguesia, por favor não hesitem em comentar ou a enviar um email para qualquer um dos colaboradores deste blogue. O meu é a.l.magnolia@gmail.com

    ResponderEliminar