03 julho 2011

Herbário da Nossa Terra - Erica cinerea

Estava eu aqui o olhar para um frasquinho de mel, quando me lembrei destas plantas, cuja flor encanta pelo seu agradável aroma e pelas suas cores vivazes. Trata-se de um arbusto que pode medir entre 15cm a 1m, predominante em todo território nacional.  Encontra-se verde todo o ano, com uma raiz que se ramifica profundamente, apresenta também as ramas amareladas e vermelhas. As flores apresentam uma cor lilás e rosada, sendo raramente brancas, estando dispostas nas ramas terminais com 3 e 4 cm.
O fruto é uma cápsula redonda que se abre facilmente em 4 partes.
Desempenha um papel fundamental na fixação de nevoeiros, provocando a sua condensação e posterior infiltração e armazenamento da água no lençol freático.
As suas ramas floridas servem como astringente e antiséptico das vias urinárias, especialmente indicado contra as inflamações da vagina, considerando-se também como diuréticos. As flores da urze são muito visitadas pelas abelhas mas produzem um mel de média qualidade com uma cor amarelada.
Urze - foto tirada nas Galegas
Emprega-se muito as urzes para secar os fornos de cozer pão, assim como para acender o lume substituindo a carqueja. Há ainda quem faça vassourinhas com esta planta.

2 comentários:

  1. Raquel Oliveira3/7/11 18:33

    As vassourinhas...a minha mãe tinha sempre vassouras desta planta, para a lareira, para o pátio e terraços. Também é uma das minhas flores escolhidas para faxer arranjos-florais.

    ResponderEliminar
  2. parece-me a Erica cinerea, Calluna não é de certeza

    ResponderEliminar