11 dezembro 2011

Herbário da Nossa Terra - Romãs e Romãzeira

Durante a procura de temas para as "Terras de Oureana",  encontrámos uma romãzeira digna de ser partilhada. Desta vez, num extremo do Zambujal, encontrámos o Zé Broa que nos abriu as portas e fez questão dar a conhecer a sua belíssima árvore de fruto e de provar esta fruta digna dos deuses, abençoada por estas terras de Oureana.
Originária da Ásia, esta árvore tem tradição milenar. São inúmeras as lendas associadas ao fruto, que aparece também na bíblia ligado sempre à sua simbologia relacionada com a fecundidade.
Além de planta frutífera, a romãzeira é muitas vezes plantada apenas como árvore ornamental, e é por isso que esta planta tem vindo a fazer parte dos quintais ou jardins por toda a Freguesia.

Esta planta e fruto oferecem-nos inúmeros benefícios.
A romã é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita e saudável e ajuda a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos, previnem o stress. Contém também pequenas fracções de ferro e cálcio.
 É ideal para acalmar cólicas e diarreia, inflamações da boca e amigdalites (a partir de uma infusão com a casca seca da romã), abcessos, ténias ou mesmo na prevenção das varizes.






1 comentário:

  1. O Ze Broa todos os anos expoe as suas romãs ho café do Lopes e por lá ficam muito tempo.

    ResponderEliminar