13 agosto 2010

Santa Teresa e S.Sebastião, padroeiros da Capela do Zambujal




Santa Teresa de Ourém: A Primeira Santa Ouriense + 1239 ?
Santa Teresa nasceu no Zambujal por volta de 1220, segundo documentação ainda existente, e a quem foi atribuídos diversos milagres e faleceu com apenas 19 anos de idade.Consta que , na torre do Castelo,ao Sul, a qual dá entrada para o recinto, mandou D.João, prior da Freguesia de Santa Maria, construir uma casinha, para a criada do clero, Santa Teresa se entregar ás suas orações e penitência, em recolhimento.
São conhecidos alguns milagres atribuídos a esta Santa (talvez lendas). Um certo domingo, o Padre mandou-a cozer o pão visto ser padeira de profissão, tarefa essa que a impediria de ir á missa que ela tanto desejava participar, qual não foi o espanto do padre, que viu uma multidão de anjos apressando a cozedura, para que a jovem pudesse participar na Eucaristia.
Outro Milagre relatado pelos Cónegos revelava que certo dia, Santa Teresa, ficou em casa a cozer pão mas foi vista pelo padre na Missa, ao mesmo tempo que estava nas prisões,(que estavam fechadas à chave), a cuidar dos presos e a ensinar a doutrina visto ter o dom ou poder da bilocação isto é estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Não tinha chave e por isso diziam as pessoas que passava, por acção divina, pela fechadura. Por esta razão a sua imagem é de a muito tempo representada por uma mulher de cabeça tapada, com a fechadura da prisão em forma de crucifixo numa mão e um livro dos evangelhos na outra.
Extracto do livro"Quadros da História de Ourém"
Autor: Carlos Evaristo

3 comentários:

  1. Gostei de ler o pedaçinho da História de Santa Teresa do Zambujal.Pode indicar-me se esse livro se encontra à venda, e onde posso encontrar? Pois sou natural do Zambujal e gostaria de saber mais.Obrigado.

    Amélia Pereira

    ResponderEliminar
  2. O livro foi comprado na livraria "Som da Tinta" em Ourém, o título é " Quadros da História de Ourém a Jóia da Coroa Portuguesa ", o autor é o Carlos Evaristo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Sr. Armindo pela informação.Vou agora ver se encontro para saber um pouco mais sobre a nossa Linda Terra.

    Amélia Pereira

    ResponderEliminar