15 maio 2011

Herbário da Nossa Terra - Lonicera periclymenum

Bom, depois desta imensa partilha por parte do amigo Armindo, venho também hoje (Domingo) dar a minha pequena partilha, após esta tarde encantadora, de passeio por entre Vale da Perra e Zambujal. Hoje escolhi a Lonicera periclymenum.
Esta planta, existente por toda a freguesia, é facilmente encontrada nos jardins embelezados, mas é também observada em estado natural na zona do Vale da Perra e nas Fontainhas. Todos devem conhecer esta trepadeira, cujas flores e aroma peculiar atraem a atenção de qualquer pessoa. Como tal é muito apreciada como planta ornamental, devido a suas bonitas e aromáticas flores. É ainda usada pelas borboletas para pôr seus ovos.
Na medicina, é usada para combater as anginas e a tosse. Tem propriedades adstringentes, anti-sépticas, detersivas, diuréticas e sudoríficas.

Madressilva

1 comentário:

  1. Raquel Oliveira15/5/11 20:31

    Se não estou em erro chama-se Madressilva. As suas flores lembram pequenas fadinha, que dançam ao som do vento. Sempre me lembro de ver estas plantas pelas matas e foi essa memória que me levou a ter não uma, mas duas no meu jardim. Não sabia era que as borboletas gostavam desta planta, se não já a tinha colocado mais cedo perto do quarto da minha filha.

    ResponderEliminar