06 novembro 2011

Herbário da Nossa Terra - Acelgas

Hoje, durante um passeio pedestre, cruzámo-nos com as acelgas. É uma planta muito comum na nossa freguesia, até mesmo concelho, utilizada na gastronomia local, em especial na zona da serra.
Podemos ver pelas imagens que a planta se assemelha quase à forma de uma couve, mas o seu porte é mais pequeno.
Esta planta/hortaliça, cresce espontaneamente por toda a zona mediterrânica, sendo conhecidas inúmeras variedades da acelga. É uma planta herbácea bienal cultivada como anual, com folhas grandes, verde-claras e com nervuras avermelhadas. As hastes (chamadas de almofadas) são de cor branca, amarela ou vermelha, dependendo da variedade.
A acelga é ainda um dos alimentos mais completos para a nutrição humana. Embora a planta esteja disponível ao longo de todo o ano, a sua temporada vai de Junho a Agosto, e é nesta altura que existe em maior abundância e possui os melhores valores nutricionais.
Pode comer-se toda a planta, incluindo folhas e caules, se colhidas quando elas são pequenas (a menos de 20 centímetros), mas se se deixar crescer é melhor descartar o talo pois ele tende a tornar-se amargo. Cozinha-se como o espinafre. As plantas mais jovens podem ser comidas crus em saladas.
É um vegetal muito apreciado, uma vez que fornece vitaminas, fibras, ácido fólico e minerais com alto teor de água (48%). As folhas exteriores, que muitas vezes são as mais verdes, são aqueles que contêm mais vitaminas.
Usam-se como o espinafre em sopas, cruas em saladas ou em pizzas, e o meu prato preferido é a acelga cozinhada como migas. 


Benefícios: 
  • Promove a saúde dos Ossos
  • Fonte de vitamina A
  • Promove a saúde pulmonar
  • Fonte de vitamina C
  • Promove a saúde cardiovascular devido ao Potássio
  • Ferro para a energia
  • Atrasa a perda de função cerebral


Acelga - Zambujal

Acelga - S. Sebastião
pormenor da folha

1 comentário: