11 setembro 2011

Herbário da Nossa Terra - Fernão Pires

Parreiras em Pinhel
Uvas da Vindima no Zambujal

Tanta parra, tanta uva!
Tanta silva e tanta amora!
Tanta menina bonita!
E meu pai sem uma nora!


Como sabem, o mês de Setembro aparece sempre com cheiros de vindima. é muito habitual ver aqui as vinhas vizinhas serem invadidas um pouco mais cedo para fazer a água-pé, e depois, todos os Sábados de Setembro são preenchidos por grandes vindimadas, que além do lavor de tradição, são sempre acompanhadas de muita festa. É por isso que hoje partilho uma das castas mais conhecidas na nossa freguesia.
A Casta Fernão Pires, conhecida pelos antigos da nossa terra como "Farrampil", é uma casta de uva branca, cultivada em diversas regiões do país. Casta nobre e antiga, uma das mais plantadas em Portugal, principalmente nas regiões do centro e sul.
As vinhas tradicionais de Ourém  eram formadas por esta casta e pela tintureira, que juntas deram origem ao que conhecemos hoje como vinho palhete.
Lembro desde pequena ter o fascínio por estas uvas, que apresentam uma cor amarelada, cujos bagos são pontuados por uma pequena pinta preta. Eram as uvas mais doces e as que mais gostava que o meu avô trouxesse para casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário