21 junho 2011

Pessoas e Lavores da nossa Terra

Hoje foi dia de mais um passeio. Podemos dizer que começou no Vale da Perra e que terminou perto do Escandarão.
Para mim foi uma aprendizagem, não só pelas maravilhas naturais que observámos, mas também pela descoberta do nome da zona de uns terrenos de amanho entre Pinhel e Escandarão. Com terra muito fértil, e dividido pela Ribeira de Seiça, este lugar é chamado de as Galegas. Da pequena pesquisa que fiz, creio que o nome tem origem na Galega officinalis. Esta planta é indígena de Portugal e que no passado foi cultivada como planta forrageira porque estimula a produção de leite. 
Naquelas terras podemos encontrar um pequeno campo de nogueiras, pomares, milhais e grandes hortas. É isto mesmo que partilho convosco hoje, a horta e os apanhadores de batatas das Galegas.





3 comentários:

  1. É verdade, Galegas, Olheirão, Celão, tudo terras onde malta cansa o corpo e revitaliza o espírito.

    ResponderEliminar
  2. Raquel Oliveira22/6/11 21:04

    Quem passar pelas Galegas-Atouguia, pode ver a arte de cuidar da terra,que não é para todos, mas sim para quem sabe,para quem tem o gosto de cultivar e colher o que damos á terra e a terra nos dá.

    ResponderEliminar
  3. Oh Zé.... agora é que me deixas-te com curiosidade de saber onde é Olheirão e Celão. Olheirão é o nome que se dá a uma zona onde há uma nascente de água de tamnhaho considerável. Celão é que ainda não sei de onde poderá derivar!

    ResponderEliminar