20 setembro 2010

Lontras do rio em S. Sebastião

Caros leitores, como sabem, juntamente com um amigo, encontro-me numa pequena investigação sobre o concelho de Ourém, a fim de desenhar pequenas relíquias (não chegará a ser uma por freguesia), para a exposição Encontrar Ourém que estará patente na Galeria Municipal de Ourém no próximo mês de Outubro.
Como tal, muitas têm sido as caminhadas por trilhos comuns e desconhecidos que por vezes levaram a vivenciar experiências visuais magnificas. Moramos numa terra linda, mística e por vezes nem reparamos nisso.
A última experiência (quase sobre natural) aconteceu na passada semana junto à Capela se São Sebastião.
Por entre Olival e Vinhas, no caminho de terra que nos leva até à Melroeira, deparo-me com dois vultos de um animal que nunca vira antes. Paralisada, ali fiquei observando. Uma fêmea, que se apercebeu da presença de um intruso e uma cria que brincava junto ao pé de uma videira. Tratava-se de uma lontra de rio, mas não conseguia acreditar em tal espécie na freguesia da Atouguia. Foi por isso que contactei o Biólogo José Manuel Alho que de facto confirmou tratar-se de tal animal.
 
A lontra adulta pode medir de 55 a 120 centímetros de comprimento e pode pesar até 35kg. As suas famílias são compostas por fêmea e crias, sendo que os machos não vivem em grupo. De hábitos nocturnos, as lontras adoram dormir na água durante o dia, sendo que caçam durante a noite. Curiosamente, estes animais conseguem assobiar, chiar e guinchar.


Crias de lontras do rio - fotografia por José Manuel Alho

3 comentários:

  1. Ana,
    fico muito feliz pela descoberta que fez e pela notícia MUITO interessante que nos dá.
    Hoje mesmo, na reunião que aconteceu na Junta de Freguesia a propósito do PDM e da sua revisão (em curso), o tema da limpeza das linhas de água foi uma das questões levantadas por alguns dos presentes.
    A esse propósito foi revelado pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, que estão a aguardar a aprovação da candidatura feita para financiamente da limpeza dos cursos de água que existem na freguesia.
    Faço votos que essa aprovação aconteça com a maior urgência possível para que animais como estes, e outros que existiam nos nossos cursos de água possam viver em paz e na mais perfeita harmonia com o meio ambiente, e não venhamos um dia destes a saber que esta observação que fez é uma coisa do passado e não poderá ou poderão outros desfrutar mais.
    Bem haja pela notícia fantástica que partilha conosco.

    ResponderEliminar
  2. A candidatura do PRODER que a junta de freguesia concorreu e foi aprovado, que é para a melhorias das galerias ripícolas da ribeira do Escandarão e ribeiras do Brejo e do Cubo, no valor efectivo de 15.893,92 euros.

    ResponderEliminar
  3. Nunca imaginei que houvessem animais destes na nossa Terra. Grande descoberta, Ana.

    ResponderEliminar