17 novembro 2009

CHEGOU A CHUVA

Finalmente parece que chegou o inverno ou pelo menos alguns dias de maior intensidade de chuva.

A água é um bem precioso da natureza e por isso devemos ter o cuidado de a poupar e não poluir.

A este propósito, da chuva, apetece-me escrever apenas uma nota, que se for lida por quem de direito, poderá servir de alerta e para os nossos autarcas e outras entidades.
Tem a ver com os ribeiros e linhas de água que cruzam a nossa freguesia.
Passando estes dias por alguns deles, nomeadamente, o da Alvega, o das Coinas e o das Galegas, deu para notar que, como já era de prever, em alguns pontos, estes cursos de água, saem do leito por não estarem devidamente limpos e, eventualmente, afundados (ou assoreados).
É claro que agora já haverá pouco a fazer para este inverno, mas fica a sugestão: porque não sensibilizar e apoiar os proprietários dos terrenos contíguos com estes cursos de água para a limpeza das suas estremas com os mesmos?
Ou mesmo as  nossas autarquias investirem directamente nesse trabalho, por exemplo, fazendo parceria com as entidades de controlo de emprego, por forma a que os desempregados a aguardar novos empregos, em simultâneo com a procura activa de emprego pudessem fazer serviço cívico nesta área.
Poderá parecer uma opinião descabida, mas poucas horas que essas pessoas pudessem dar à comunidade seriam uma mais valia e deixariam de ser apontados como não produtivos e apenas beneficiários de subsídios.
Peço desculpa se a minha opinião ferir alguém, mas é a que tenho...


Sem comentários:

Enviar um comentário