29 junho 2009

APRESENTAÇÃO

Seja benvinda ou benvindo, ao blog da Atouguia.
É uma das 18 freguesias do concelho de Ourém, com uma área total de 19,5 km e uma população residente a rondar as 2.500 pessoas, segundo dados do INE, de 2001.
Localizada entre as freguesias de Gondemaria, a norte, Ourém (Nª Sª da Piedade e Nª Sª das Misericórdias), a nascente, Fátima, a sul, e Santa Catarina da Serra, a poente, é composta por vários lugares (aglomerados habitacionais), assim denominados: Alvega, Alveijar, Atouguia, Casal Novo, Cerimónia, Covão, Escandarão, Fontaínhas da Serra, Murtal, Outeiro do Murtal, Pinheiro do Murtal, Pinhel, São Sebastião, Vale da Perra, Vale de Leiria, Várzea, Zambujal e Zambujeiro do Cão.

16 comentários:

  1. Anónimo7/8/09 11:42

    Parabéns e força para combater, "o MAFARRICO"...
    Pois com esta nova Equipe de Independentes ás Juntas, as mesmas vão dar uma reviravolta de 99%.
    Muitos Parabéns pela escolha dos Novos Candidactos e, não temam o dito MAFARRICO... Como diz o velho ditado o último a rir é o que ri melhor...Um Forte Abraço de Alguem que tambem diz; SIM SIM SIM

    ResponderEliminar
  2. Divulga este nosso blog por todos os teus amigos e conhecidos.
    Envia-me os endereços que eu divulgo tambem por eles as novidades

    ResponderEliminar
  3. “ Vai ao blogue de atouguiasempre e procura ideias, imagens e questões interessantes que possamos resolver, debater e compreender”, e lá fui eu todo entusiasmado, curioso, afinal um Blogue da minha terra é sempre novidade. Pessimista pensei….” Será mais um espaço de nascimento precoce, sem continuidade e desactualizado, como outros que surgiram”…Nada melhor que verificar….O Dr. Sérgio Ribeiro como colaborador! Isto promete pensei eu….Afinal o homem sempre se mostrou muito interessado, conhecedor dos problemas da Freguesia e directo nas discussões dos temas mais incómodos. “Vamos Falar a serio…” como bem diz Dr. Sérgio Ribeiro. Este inicio de vida de um Blogue que se queria construtivo e isento para o bem de uma freguesia, mais parece um prematuro com prognóstico reservado, ou então em gíria desportiva “ amarelado pela falsa partida”. Que espaço queriam criar? Chincalhada politica! …propaganda sem sentido! …. Lavagem de roupa suja! …. Deveriam “rosar” de vergonha….A montanha pariu um rato! ……Recuperem a excelência da ideia e “deslinK” dos partidarismos.
    Afinal na politica as palavras andam sempre aoventto……..

    ResponderEliminar
  4. Oi camaradas!
    Nós não queremos o que é dos outros.
    Temos apenas parte do ALVEIJAR, parte da CERIMONI e parte do ZAMBUJEIRO.
    o anónimo dissite: é ZAMBUJEIRO DO CÃO. Já há muito temo que não houvia essa palavra. Fui informar-me e é mesmo assim que se chama. Ponham o nome.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa por não ter colocado o nome do "Zambujeiro do Cão" correctamente no artigo inicial.
    Já fiz a correcção.
    Peço desculpa também se ofendi alguém pelo facto de referir o Alveijar, a Cerimónia e o Zambujeiro do Cão como sendo da nossa freguesia, mesmo sabendo que estes lugares são partilhados com outra ou outras freguesias, mas penso que ninguém entenderá essa referência como ofensiva ou invasiva.
    Mais uma vez PEÇO DESCULPA a quem se sentiu lesado.
    Joaquim

    ResponderEliminar
  6. O mesmo se passa com o Casal Branco (ATOUGUIA tem pouco, mas tem).
    Aquele decreto da linha imaginária na estrada cerimonis até à ponte do cubo, estrada nacional, ainda há-de tocar território das misericórdias.

    ResponderEliminar
  7. parte de Pinhel que pertence As Misericordias.
    È o que é,

    ResponderEliminar
  8. Há coisas tão mais importantes para fazer do que ter preocupações territoriais ... dêem ideias e deixem-se de embirrações com estremas "imaginárias" criadas por decreto ... O que vem a seguir? O Cacho que não é todo nosso e pertence também a Fátima? Bem como a Alvega ou o Vale Vagão? Ou a Relveirinha? Ou as Uchas que são partilhadas com a Gondemaria? Ou ... ou ... ou ...

    ResponderEliminar
  9. As estradas da Atouguia são atravessadas por muitos peregrinos. É necessário sinalizar percursos. E nestes, dar condiçoes a quem circula a pé, vias bem definidas, condignas e seguras. Veja-se a vergonha da Nacional (Pinhel-S. Sebastião)que nem bermas tem, quanto mais sítio para andar. Isto são ideias.

    ResponderEliminar
  10. MUITO BEM OBSERVADO.
    Assim gosto de intervenções.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Malta, vamos fazer uma petição para comprar o terreno que está à venda entre a Capela das Fontainhas e a estrada Municipal? Ficava um largo com visibilidade para o adro e aspecto do melhor.
    A nossa terra merece.

    ResponderEliminar
  12. Muito boa a ideia do meu antecessor como comentador.
    Eu acho uma excelente ideia na medida em que iria alargar o espaço também de estacionamento nos dias de maior afluência de pessoas e viaturas.

    ResponderEliminar
  13. se querem o melhor para a atouguia nao tirem daqui a medica de familia e se querem continuar a ter idosos na atouquia nao os fazamir para ourem.

    ResponderEliminar
  14. Olá a todos. Na qualidade de recente residente na Freguesia da Atouguia, venho expressar o meu interesse em desabafarmos e apresentarmos ideias para melhorarmos a freguesia e quem sabe ensinar um pouco de bons modos e visão futuro a El SR Presidente da Junta e comitiva...
    Vamos falando. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Bem-vindo ao nosso espaço de desabafo e comentário.
    Esta dos "bons modos" é muito interessante e oportuna.
    Bem haja.

    ResponderEliminar