12 junho 2011

Herbário da Nossa Terra - Cistus

Cistus salviifolius, fotografia tirada no Cubo

Cistus crispus , fotografia tirada no Campo de S. Gens
Hoje a escolha tem um pouco a haver com um Passo a Passo realizado esta manhã em Casal dos Bernardos.
A planta que partilho hoje, tem diversos géneros (cerca de 20), sendo o mais conhecido de todos a Esteva. Trata-se de um pequeno arbusto, encontrado em solos secos ou rochosos em toda a região do Mediterrâneo , de Marrocos e Portugal até o Oriente Médio, e também nas Ilhas Canárias.
É-lhes comum as flores terem cinco pétalas vistosas, que variam do branco ao roxo e rosa escuro, em algumas espécies aparece um vermelho escuro, quase preto, em forma triangular, visível na base de cada pétala, junto ao olho da flor.
Haveria o mito de que, no Concelho de Ourém, não haveria Estevas.... pois todo o território de pinhal e matas, são abundantes estes outros familiares da Esteva, e que todos vós certamente conhecem. Eu lembro de ver estas flores brancas aqui por Pinhel e as cor de rosa no Zambujal, terra da tia, responsável por hoje saber o nome comum destas plantas, naquela zona.

3 comentários:

  1. Raquel oliveira12/6/11 21:08

    De bem com a natureza, saiam de casa, nem que seja 1hora por semana para caminhar, olhar, cheirar e até colher o que de belo a natureza nos dá.

    ResponderEliminar
  2. A minha flor do mato preferida.
    Tenho muitas á volta da minha casa.
    São lindas!
    Aqui no Zambujal chamamos-lhe SARGAÇOS.

    ResponderEliminar
  3. a segunda foto mostra um Cistus crispus

    ResponderEliminar