Uma fonte é uma construção provida de uma ou mais bicas de onde jorra água potável, nos nossos dias isto já se torna um pouco difícil. Estas fontes situam-se em local público ou de visitação pública.
O interesse sobre este tema deveu-se a uma conversa que tive com os alguns dos idosos do Centro Social de Atouguia em que me contaram as dificuldades que tinham em buscar água para os gastos domésticos e por vezes para outros afins, como por exemplo para a construção das habitações e para as mulheres lavarem a roupa e raramente para a rega. Esta tarefa de buscar água às fontes era feita pelas mulheres e crianças com cântaros e enfusas que eram os recipientes usados para o transporte. Quando havia necessidade de maior quantidade de água esse mesmo transporte era feito com animais com dornas em carros de bois ou carroças de burro que por vezes faziam algum quilómetros. Alguns dias depois desta conversa fui fazer uma recolha às fontes da nossa freguesia que na maioria até estão bem cuidadas este zelo deve-se ao empenho da população e com a ajuda da autarquias locais, embora algumas fontes merecessem mais um pouco de limpeza afim para que se tornem locais de visita e por que não de utilidade.
Parabéns Armindo.
ResponderEliminarSó tu para te lembrares destes locais tantas vezes esquecidos.
PARABENS
Muitos parabens.! Chamo a isto Serviço Publico! É importante manter estes registos vivos, para que não caiam no esquecimento.
ResponderEliminarSem dúvida, concordo plenamente.
ResponderEliminarEsta malta nova (falando por mim) não tem, nem consciência de metade, do belo que a nossa terra ainda tem.
Parabéns pelo trabalho. Fantástico.
Parabéns pelo o trabalho,é verdade que a nossa freguesia tem sitios interessantes para que todos possamos usufruir,mas para isso temos de preservá-los...
ResponderEliminarParabéns,