23 novembro 2009

Parabéns

Parabéns a um jovem casal, mesmo aqui de ao pé da porta, que acaba de festejar o 60º aniversário do seu casamento. Conhecem-los?

São daqueles vizinhos que se gosta de ter, e que fazem com que tanto se goste da nossa terra.

Pena é terem ido para longe - e com as "suas meninas", hoje avós - e virem cá tão pouco!

17 novembro 2009

CHEGOU A CHUVA

Finalmente parece que chegou o inverno ou pelo menos alguns dias de maior intensidade de chuva.

A água é um bem precioso da natureza e por isso devemos ter o cuidado de a poupar e não poluir.

A este propósito, da chuva, apetece-me escrever apenas uma nota, que se for lida por quem de direito, poderá servir de alerta e para os nossos autarcas e outras entidades.
Tem a ver com os ribeiros e linhas de água que cruzam a nossa freguesia.
Passando estes dias por alguns deles, nomeadamente, o da Alvega, o das Coinas e o das Galegas, deu para notar que, como já era de prever, em alguns pontos, estes cursos de água, saem do leito por não estarem devidamente limpos e, eventualmente, afundados (ou assoreados).
É claro que agora já haverá pouco a fazer para este inverno, mas fica a sugestão: porque não sensibilizar e apoiar os proprietários dos terrenos contíguos com estes cursos de água para a limpeza das suas estremas com os mesmos?
Ou mesmo as  nossas autarquias investirem directamente nesse trabalho, por exemplo, fazendo parceria com as entidades de controlo de emprego, por forma a que os desempregados a aguardar novos empregos, em simultâneo com a procura activa de emprego pudessem fazer serviço cívico nesta área.
Poderá parecer uma opinião descabida, mas poucas horas que essas pessoas pudessem dar à comunidade seriam uma mais valia e deixariam de ser apontados como não produtivos e apenas beneficiários de subsídios.
Peço desculpa se a minha opinião ferir alguém, mas é a que tenho...


11 novembro 2009

ELEIÇÕES NO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL

Está marcada para o próximo dia 26, quinta-feira, a Assembleia Geral do Centro Social e Paroquial.
Nesta assembleia, além dos assuntos de gestão corrente da instituição, deverão realizar-se as eleições para os corpos gerentes do próximo triénio 2010/2012.
Será uma oportunidade para os sócios da instituição se pronunciarem sobre o futuro da mesma e para que novas equipas de trabalho possam assumir a gestão daquela, que fará no próximo ano 30 anos de axistência, ao serviço da comunidade da freguesia em particular e do concelho em geral.
Os actuais membros da direcção fazem votos que novas caras apareçam e que o futuro da instituição seja assegurado por essas novas caras.

09 novembro 2009

Atouguienses, á frente nos destinos do nosso concelho.


Antes demais quero felicitar o novo Presidente da Câmara, assim como toda a sua equipa de trabalho, é um orgulho ter um Presidente e um vereador naturais da Atouguia esperamos que não esqueçam as suas origens . Na primeira reunião da Câmara Municipal o Dr. Paulo Fonseca, anunciou a nova orientação do executivo no que concerne às presidências das empresas detidas exclusivamente pela autarquia, assim o Sr.Presidente da Câmara afirmou que" as presidências das empresas passarão a ser exercidas pelos vereadores que detêm os pelouros respectivos, sem qualquer remuneração adicional"Paulo Fonseca assumiu assim uma ruptura com o modelo de gestão anterior, em que os presidentes dos Conselhos de Administração era nomeados e auferiam uma remuneração equivalente a uma chefia intermédia de primeiro grau.
COMEÇA AQUI A DIFERENÇA.....

08 novembro 2009

Lembras-te quando...

Não pensem que abandonei. Tenho andado por outras "viagens". Absorventes.
Mas, agora, ao tropeçar nesta foto de uma equipa do Atlético Oureense nos seus primórdios, quando vinha treinar ao campo de S. Sebastião por ter o Lagarinho impraticável, resolvi vir até aqui.
E aqui fica.
Tanto companheiro que já nos deixou! E estou capaz de os reconhecer a todos (menos um ou dois) e dizer-lhes o nome e lembrar histórias nossas.
Da Atouguia - Pinhel e Melroeira - está a ala esquerda de fazia maravilhas, o Zéquita Moreira e o Josué Flores (o Bicho), felizmente ainda vivo (talvez o único) e a viver nas Caldas da Raínha.