31 janeiro 2010

As Janeiras


Cantar as janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que vão cantando de porta em porta e desejando ás pessoas um feliz Ano Novo.Ocorrem em Janeiro o primeiro mês do ano.Este mês era o mês do deus jano, o deus das portas e da entrada.Era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção.
Com este sentido e com esta tradição as crianças da Escola Primária de Atouguia acompanhadas pelas suas professoras foram saudar os idosos e funcionárias do Centro Social de Atouguia, que no passado dia 23/01/2010 completou 30 anos de existência. A direcção do Centro Social agradece a vossa presença e serão sempre bem vindos. Obrigado

23 janeiro 2010

Programa Novas Oportunidades




O Centro Novas Oportunidades da Escola 4º Conde de Ourém, irá fazer uma sessão de esclarecimento nas Instalações do Jardim Infantil do Centro Social Paroquial de Atouguia, no próximo dia 03 de Fevereiro de 2010, pelas 20h30m. Desde já ficam todos os interessados a participar nesta sessão.

21 janeiro 2010

PETISQUEIRA "CHICO SANTO AMARO" ASSOCIA-SE A INSTITUIÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA E APOIO SOCIAL

A gerência da Petisqueira Chico Santo Amaro, tendo em conta a histórica vertente solidária do seu fundador, pretende, a partir do próximo dia 23 de Janeiro, usar parte da receita de caixa para oferta a instituições de carácter social.
A ideia é, aos sábados, servir almoços, o que não era habitual até agora, e uma parte do dinheiro pago pelos clientes será entregue a uma instituição previamente contactada.

A primeira instituição a beneficiar desta oferta será o Centro Social e Paroquial de Atouguia, que está a celebrar o seu 30º aniversário e que fará precisamente no dia 23 trinta anos da escritura de constituição.

O almoço do próximo sábado será chicharos com bacalhau assado e o preço da refeição de 8,00 € por pessoa.

Todos os que tiverem vontade de se associar a esta iniciativa, neste primeiro sábado ou noutros, pensando nas instituições beneficiárias, por certo serão muito bem recebidos e servidos, como é apanágio desta casa histórica da nossa freguesia.

VAMOS TODOS ADERIR
AS INSTITUIÇÕES AGRADECERÃO DE ALGUMA FORMA.


19 janeiro 2010

ESTATÍSTICA DOS NOSSOS VISITANTES

Repetindo o que fiz há uns meses atrás, dou nota do que têm sido as visitas ao blog da nossa Atouguia, o que nos dá força para continuar a chamar a atenção para as falhas e a enaltecer as virtudes do trabalho realizado na nossa terra.

Assim, desde 14 de Agosto do ano findo, tivemos 2.152 visitas de 632 visitantes (esta diferença de número deve-se ao facto de a mesma pessoa já nos ter visitado mais do que uma vez, mas conta apenas como um visitante, desde que o local de busca seja o mesmo); estas 2.152 visitas visualizaram os nossos artigos 6.318 vezes, tudo isto a partir de 13 países.

Como será normal o país de onde são feitas mais visitas é o nosso com 1.987 visitas a partir de 45 localidades diferentes, seguido de França com 118 visitas a partir de 14 localidades.

Obrigado a todos os que nos têm visitado por esta via e, ficaremos mais satisfeitos ainda se nos fizerem chegar opiniões e dicas de trabalho.

17 janeiro 2010

ILUMINAÇÃO PÚBLICA finalmente voltou

Hoje registo o "regresso" da iluminação pública nas ruas da nossa terra, precisamente esta noite.
Já todos nos questionávamos sobre qual seria a razão desta eventual avaria, mas parece que tudo está resolvido e voltámos a ter os candeeiros acesos.
Obrigado aos que contribuíram para a resolução deste problema que tínhamos.
BEM HAJAM

IGREJA PAROQUIAL VÍTIMA DE MAIS UM ASSALTO

É sempre motivo de preocupação quando se sabe que houve algum acto de vandalismo na nossa freguesia, que todos queremos que seja uma terra onde se possa viver em paz e harmonia, e sem notícias tristes para dar.
Desta vez, e infelizmente, foi a igreja paroquial que foi vítima de mais um assalto.
Tudo aconteceu na noite de Domingo para segunda-feira da semana passada.
Os meliantes entraram de forma ilícita no edifício e além da desarrumação e estragos que fizeram, levaram algum dinheiro de esmolas que estava na sacristia.
Espero ou faço votos que actos destes não se repitam na nossa freguesia e possamos continuar a andar ou estar descansados de eventuais visitas mal intensionadas das nossas casas.


13 janeiro 2010

ILUMINAÇÃO PÚBLICA - só mais uma achega

Hoje é apenas mais um desabafo que pretendo fazer:
No dia 5 de Janeiro escrevi o que escrevi noutro artigo deste blog e assumo-o na totalidade.
Passou o tempo até hoje e a situação continua por resolver.
Tinha já ligado por duas vezes para a EDP para denunciar a situação, mas segundo já ouvi dizer, os registos dessas denúncias não exitem.
É muito estranho.
Entretanto falei com um funcionário da EDP, a título particular, e nada aconteceu de novo.
Hoje liguei de novo para a linha de assistência da EDP (8085050505) e foi-me dito que ficava o registo, com a promessa de o problema ser resolvido no prazo máximo de 10 dias.
A mesma resposta que obtive das outras vezes.
Será que ainda não tiveram tempo?
Quem ganhará com estas avarias?
É que nunca vi tantas luzes de rua acesas nas casas particulares. Isto faz subir o valor das facturas dos consumidores. Será que estou a inventar mais um fantasma?
Mais não digo...


07 janeiro 2010

Ainda o NATAL...

Ao ler o artigo publicado pelo Dr.Sérgio Ribeiro lembrei-me da memória do Tio-Chico de Sto Amaro que ainda me recordo de o ver a fazer o presépio em S.Sebastião com alguns amigos, e lembrei-me se não seria melhor a autarquia local incentivar e apoiar as associações ou colectividades a fazerem o presépio na sede ou na localidade onde pertencem. Talvez fosse mais interessante e cultural do que o arraial que se fez na estrada de Fátima, que uns dias estava iluminado outros apagado, os mil e duzentos euros gastos nesta iluminação talvez fossem mais bem empregues dados num concurso de presépios a nível da Freguesia. É a opinião que tenho. Talvez errada, ou não?

UMA ANEDOTA PARA DESCONTRAIR

Contaram-me hoje uma anedota que achei engraçada, que só espero que situações como esta não aconteçam nas escolas da nossa freguesia.
Vou tentar redigi-la correctamente:

Professora - Menino João, quem escreveu os Lusíadas?

João - Eu não fui Sra Professora
A Sra Professora fica indignada e pergunta ao menino António:

Professora - Menino António, quem escreveu os Lusíadas?

António - Eu não fui Sra Professora, deve ter sido o meu irmão, mas ele hoje não pode vir à escola porque está doente.
A Sra Professora ainda fica pior e sai porta fora em sonoro desabafo contra a ignorância das crianças, encontra o porteiro da escola;

Porteiro - O que se passa Sra Professora para vir tão zangada?

Professora - Nem me diga nada homem, perguntei a dois miúdos quem tinha escrito os Lusíadas e as respostas foram estas (e reproduziu)

Porteiro - Deixe estar Sra Professora que eu daqui  pouco aperto aí os dois e eles hão-de dizer qual foi.
Com esta resposta a Professora ainda fica pior e vai para casa aos gritos. Chega a casa e o marido intercepta-a

Marido - O que se passa para vires nesse estado de nervos?

Professora - Não queiras saber; interroguei dois miúdos quem tinha escrito os Lusíadas e respondem-me desta maneira (reproduziu), chego à portaria encontro o porteiro conto-lhe a história ainda me resposde de forma mais descabida dizendo ... (reproduziu), como queres que fique bem disposta?

Marido - Oh mulher tem calma ... andas tão enervada com as avaliações e tão esquecida que se calhar foste tu e já nem te lembras ...


Eu achei graça...

06 janeiro 2010

Hoje, 6 de Janeiro de 2010...

... ainda lá estava. De pé!

Dia de Reis

A todos os meus vizinhos desejo um excelente 2010. Estes votos (estes em particular) não têm grande influência nas nossas vidas mas, como diz um amigo meu, reconfortam. Alguns recebi, aqui deixo estes. Com uma sentida homenagem e uma comovida lembrança.
A sentida homenagem é para a gente de S. Sebastião que mantém viva, e sempre melhorada, a construção do presépio e a vinda dos Reis Magos. Amanhã terei pena de não ver ali aquele cenário, verdadeira obra de arte. Obrigado. E até para o ano.

A comovida lembrança é do amigo Francisco Santo Amaro, um dos grandes animadores desta já tradição popular da nossa terra.

05 janeiro 2010

NATAL E PASSAGEM DE ANO NO ESCURO

É com grande tristeza que vi passar toda esta época festiva de Natal e Passagem de Ano (e de década) com parte da nossa freguesia com a iluminação pública apagada.
Tudo terá começado, imagino eu, porque terá havido algum erro de ligação na iluminação de Natal que decorou a rua principal de Atouguia, desde próximo do café do Manuel até ao largo 19 de Julho.
Há muito que não acontecia passar tantos dias sem iluminação nas ruas, mas desde a instalação das referidas decorações tudo se transformou.
Ficámos às escuras, relativamente a iluminação pública (repito) desde a zona da Igreja até ao Murtal (próximo da casa do Ti Zé Lopes), a Rua do Covão desde a estrada de Fátima até mais ou menos a meio, a Rua S. Bartolomeu, até á Rua das Flores e outras anexas a esta.
Alertei os serviços da EDP, por telefone, duas vezes e, hoje, encontrei um funcionário da referida empresa a quem transmiti esta ocorrência. Pelos vistos de imediato tomou providências porque quando caiu a noite as luzes estavam a funcionar.
Pouco tempo depois tudo voltou ao mesmo e o breu que há mais de três semanas se verificava regressou.
É uma pena que arranjos privados possam pôr em causa o bem estar da comunidade, mas se calhar não merecemos melhor.
Ainda bem que os nossos representantes autárquicos não tiveram este problema porque, assim, pelo menos eles, não se sentiram lesados.
É APENAS UM DESABAFO.